sexta-feira, 2 de julho de 2010

Festival de Inverno de Garanhuns PE


Enquanto não sai a programação oficial do XX Festival de Inverno de Garanhuns, nós já podemos começar a extra-oficial a partir de algumas divulgações que a Fundarpe foi promovendo pelo Twitter. Por enquanto somente a programação da Esplanada Guadalajara vem sendo divulgada. Inclusive hoje tivemos a confirmação de Gal Costa, que havia até sido antecipada pelo blog Censura Livre. Até agora a maioria está aprovando os artistas divulgados e como podemos ver em comentários aqui no blog, devemos ter turistas de várias cidades do Nordeste por aqui. Vamos a programação extra-oficial que estamos anotando:

Dia 15 - Quinta-feira - Alceu Valença
Dia 16 - Sexta-feira - Neguinho da Beija-Flor e Gal Costa
Dia 17 - Sábado - Móveis Colonais e Skank
Dia 18 - Domingo - The Fevers e Adilson Ramos
Dia 19 - Segunda-feira - Elba Ramalho
Dia 20 - Terça-feira - Reginaldo Rossi
Dia 21 - Quarta-feira - Devotos, BeeShop e Pitty
Dia 22 - Quinta-feira - MV Bill e Marcelo D2
Dia 23 - Sexta-feira - Paralamas do Sucesso (No palco Instrumental - Naná Vasconcelos)
Dia 24 - Sábado - Lulu Santos

Fonte: www.blogdoronaldocesar.blogspot.com


Gal Costa, nome artístico de Maria da Graça Costa Pena Burgos, (Salvador, 26 de setembro de 1945) é uma cantora brasileira de MPB.

Gal é filha de Mariah Costa Pena e Arnaldo Burgos. Por volta de 1955 é amiga das irmãs Sandra e Dedé Gadelha, futuras esposas dos compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso. Em 1959 ouve pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de saudade no rádio; João também exerceu uma influência muito grande na carreira da cantora, tendo trabalhado também como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963 é apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha.

Em 22 de agosto de 1964, estreou ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, o espetáculo Nós, por exemplo, espetéculo de inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador. Nesse mesmo ano participa de Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, no mesmo local e com os mesmos parceiros. Deixa Salvador para viver na casa da prima Nívea, no Rio de Janeiro, seguindo os passos de Maria Bethânia, que havia estourado como cantora no espetáculo Opinião.

A primeira gravação em disco se deu no disco de estréia de Maria Bethânia: o duo Sol Negro, seguido do primeiro compacto, com Eu vim da Bahia, de Gil, e Sim, foi você, de Caetano. No fim do ano conhece João Gilberto pessoalmente. Participou do I Festival Internacional da Canção, em 1966, interpretando Minha senhora, de Gilberto Gil e Torquato Neto.

O primeiro LP solo foi lançado em 1967, ao lado de Caetano Veloso, Domingo e participou do III Festival de Música Popular Brasileira defendendo a canção Dadá Maria (Renato Teixeira).

Last fm

Sem comentários:

Enviar um comentário