sábado, 5 de junho de 2010

Copa do Mundo





É tempo de Copa do Mundo. E o continente africano já recebe milhares de atletas, comissão técnica, patriotas enfim foram quatro anos com um grito de campeão guardado na garganta.
A Copa do Mundo ou Campeonato do Mundo de Futebol / Mundial , é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da seleção da casa. Nesse primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial.
O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) - e o único pais que ganhou fora de seu continente. É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos. Segue-se a seleção da Itália, tetracampeã (1934, 1938, 1982 e 2006); a Alemanha, tricampeã (1954, 1974 e 1990); os bicampeões Argentina (vencedora em 1978 e 1986) e Uruguai (vencedor em 1930 e em 1950); e, por fim, com um único título, as seleções da Inglaterra, campeã em 1966, e da França, campeã em 1998.
A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão. É realizada a cada quatro anos, tendo sido sediada pela última vez em 2006 na Alemanha, com a Itália como campeã, ficando a França em segundo lugar, o país organizador a Alemanha em terceiro e Portugal em quarto. Em 2010, terá lugar na África do Sul e, em 2014, o Brasil será o país sede, conforme anúncio da FIFA no dia 30 de novembro de 2007. Desde a Copa do Mundo de 1998 é realizada com 32 equipes participantes.
Ao final de cada edição da Copa do Mundo, diversos prêmios são atribuídos aos jogadores e seleções que se distinguiram do resto, em diferentes aspectos do jogo.
Há, atualmente, sete prêmios:
A Chuteira de Ouro para o artilheiro;
A Bola de Ouro para o melhor jogador;
O Prêmio Yashin para o melhor goleiro;
O Prêmio Fair Play da FIFA para o time com as melhores marcas de fair play (jogo limpo);
O prêmio de Seleção Mais Divertida.
O Prêmio Gillete do Melhor Jogador Jovem para o melhor jogador até os 21 anos.
O prêmio Time das Estrelas Mastercard, time dos 23 melhores jogadores da competição na opinião de um grupo técnico da FIFA
Faltam poucos dias para o início e Paulo Afonso já se vestiu com as cores da Bandeira do Brasil. Um telão de LED alta definição será instalado pela prefeitura para as transmissãoes dos jogos. As ruas já estão revestidas de fitas,bunners, balões e outros adereços dando o tom da emoção que vem por aí. A Seleção Brasileira enfrenta a Coréia do Norte dia 15 de junho ás quinze horas em Joanesburgo.
Relação dos 23 jogadores convocados para a seleção brasileira que irão disputar a Copa do Mundo 2010:
Goleiros:
Júlio César (Inter/ITA)
Doni (Roma/ITA)
Gomes (Tottenham/ING)
Laterais:
Maicon (Inter/ITA)
Daniel Alves (Barcelona/ESP)
Michel Bastos (Lyon/FRA)
Gilberto (Cruzeiro)
Zagueiros:
Lúcio (Inter/ITA)
Juan (Roma/ITA)
Luisão (Benfica/POR)
Thiago Silva (Milan/ITA)
Volantes:
Felipe Melo (Juventus/ITA)
Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE)
Josué (Wolfsburg/ALE)
Kleberson (Flamengo)
Meio-Campistas:
Kaká (Real/ESP)
Ramires (Benfica/POR)
Elano (Galatasaray/TUR)
Júlio Baptista (Roma/ITA)
Atacantes:
Luís Fabiano (Sevilla/ESP)
Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal/ESP)
Grafite (Wolfsburg/ALE)

Agora é só torcer.

Sem comentários:

Enviar um comentário